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Escolhendo o nome perfeito para a sua marca


Equipe de criação fazendo estudo de naming

Você sabia que o nome original do eBay era AuctionWeb? Ou que o nome original do Google era BackRub? Já imaginou pedir uma Pepsi pelo nome original: Brad's Drink? Essas gigantes hoje são sinônimo de sucesso, mas suas trajetórias começaram com nomes que hoje nos fazem erguer as sobrancelhas.

 

Da mesma forma, quando comecei minha jornada empreendedora, mergulhei no mundo da papelaria para festas e papelaria funcional, e o nome escolhido na época não poderia ser mais genérico: Pappers Estúdio Criativo.


Lá em 2017, eu não compreendia a importância estratégica de um nome para a empresa. Não tinha ideia de como isso poderia moldar o futuro do negócio.


A primeira prova veio quando busquei o registro da marca Pappers e, para minha surpresa, o INPI indeferiu meu pedido. Minha amiga e advogada Juliana Grion, da @jumpi.adv, já havia me alertado sobre o risco de um nome tão descritivo, ou seja, um nome que simplesmente diz o que a empresa faz. Foi nesse momento que percebi que precisava aprofundar meus conhecimentos nessa área.


A Identidade visual da Pappers tinha tudo a ver com a empresa na época: uma marca de papelaria alegre, colorida, divertida, voltada ao público mais jovem.
A Identidade visual da Pappers tinha tudo a ver com a empresa na época: uma marca de papelaria alegre, colorida, divertida, voltada ao público mais jovem.

 

A Pappers pode ser considerada um fiasco em termos de nome porque não atendeu aos três critérios essenciais para um nome de marca autêntico:


🚀 Evocar emoção.

🚀 Ser fácil de lembrar (um dos principais requisitos).

🚀 Contar uma história.


O nome da sua empresa deve narrar sua trajetória, representar o que ela faz, quem ela é e para quem se destina.

 

Se você está no processo de nomear sua empresa (ou repensando o nome atual), aqui estão algumas dicas para guiá-lo nessa jornada:

  1. Autenticidade em Foco: Decida se o nome é autêntico para sua marca ou não.

  2. Critérios de Nomenclatura: Crie uma lista de três a cinco critérios essenciais, como facilidade de lembrar, pronunciar e ausência de conotações negativas.

  3. Visão e Futuro: Anote sua visão. Como você enxerga sua empresa em um ano? Cinco anos? Dez anos?

  4. Divirta-se na Criação: Desfrute do processo de brainstorming e divirta-se explorando suas opções de nomes.

Lembre-se, o nome da sua marca é uma parte vital da sua jornada empreendedora. Escolhendo o nome perfeito para a sua marca com sabedoria e permitirá que ele conte a história do seu sucesso!




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