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Por que você não deveria fazer Black Friday?

Atualizado: 16 de jan. de 2023


A Black Friday 2022 acontece no dia 25 de Novembro.


Antes de mais nada, não estou aqui pra determinar nada viu, não tenho poder de persuasão pra isso! Esse texto foi escrito no intuito de orientar e trazer pequenos empreendedores à reflexão.



No Brasil não comemoramos o dia de Ação de Graças...


A Black Friday é tradicionalmente realizada entre os americanos na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças. A liquidação ajuda a queimar estoques e a dar lugar nos galpões dos lojistas para os produtos da época de Natal.


Mas só um adendo...no Brasil não comemoramos o Dia de Ação de Graças! E o que acontece quando todo mundo compra em Novembro? Em Dezembro além de termos a queda do resultado das vendas, acaba que viciamos o consumidor em descontos e isso faz com que ele só pense nisso quando for comprar os presentes de Natal posteriormente.



CEO da Chilli Beans quer mudar o mês da Black Friday Brasileira

Caíto Maia é fundador da rede Chilli beans e jurado do reality show Shark Tank..


Caíto Maia, CEO da Chilli Beans é um dos empresários à frente do movimento que tenta mudar a data do evento de Novembro para Setembro por avaliar que a proximidade dele com o Natal tem um impacto negativo sobre as vendas da temporada de festas.


"A Black Friday é muito prejudicial. O consumidor deixa de comprar no Natal, e isso acaba com as vendas nesta época, que estão caindo há três anos por causa disso", diz Maia.


Assista a opinião do empresário sobre a Black Friday no Brasil:


"Efeito Black Friday"

A migração de uma parcela do consumo do mês de festas para novembro é algo consolidado, diz o economista da Tendências Consultoria João Morais. "A mudança de sazonalidade é clara".


O volume de compras acaba por gerar eventuais distorções estatísticas. Tanto que o IBGE vem estudando adaptações para incorporar o "efeito Black Friday" à Pesquisa Mensal do Comércio. O assunto foi discutido em 2017 em uma reunião no instituto, da qual o economista fez parte, quando foram divulgadas mudanças na metodologia da pesquisa.


"A Black Friday está transformando o Natal em uma data de 'lembrancinhas'", diz Morais.

A queixa é sintoma de uma tendência que vem se consolidando entre os consumidores brasileiros, mesmo que muitos ainda vejam as promoções com desconfiança. Há três anos consecutivos, os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o desempenho do comércio em Novembro é melhor do que em Dezembro.





Mas por que a Black Friday não é boa para pequenos empreendedores?




Simples, pequenos negócios não possuem grandes estoques, geralmente os cálculos feitos em cima dos seus produtos, não preveem um lucro muito grande, logo, estariam trocando 6 por meia dúzia.


No caso de quem vende serviços, assim como eu, esse cenário ainda fica mais complicado. A forma correta de cobrar a prestação de serviços, é calculando o valor da nossa hora de trabalho, baseado no salário que a pessoa gostaria de receber por mês.


Uma vez tendo esse valor pré-estabelecido, não faz sentido reduzí-lo unicamente para participar de uma promoção sazonal. Ao meu ver, isso acaba desvalorizando o seu serviço e condicionando o seu cliente ideal a sempre esperar por uma promoção e não valoriza-lo pelo seu serviço.






Opinião de quem vos fala: Polêmicas a parte, foi como falei no início do texto, o que coloquei à mesa não é uma regra a ser seguida e sim uma reflexão. O brasileiro infelizmente está acostumado a importar culturas e renegar a própria. Somos um povo extremamente criativo, principalmente quando se fala em Marketing, basta procurar todos os prêmios que as maiores agências de publicidade do país já recebeu nas maiores premiações de Publicidade e Marketing do mundo. Sou muito fã do Caíto Maia e endosso a ideia de mudar a data da Black Friday brasileira, inclusive adotando um nome nacional que crie identificação com o seu povo. O que você acha?





 
 
 

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